Saiu na imprensa! Lagarto quase do tamanho de moeda é encontrado em Sergipe

ab6c4716b40621ae32d48291fe25c6d5580c9b03[1]Uma das menores espécies de lagarto do mundo foi encontrada em Sergipe. O réptil, que é quase do tamanho de uma moeda de um real, vem sendo monitorado há um ano por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe.

O estudo é permanente e a intenção é observar como esses pequenos lagartos se comportam. Segundo os pesquisadores, o animal pode ser encontrado na Mata do Junco e explica como fazem para monitorá-lo.

“A cada três meses, a gente vem e trabalha dez dias consecutivos analisando todas as armadilhas que foram colocadas na mata”, explica Eduardo Dias, biólogo.

Pedaços de lona são usados através de um labirinto para direcionar o bicho até um balde que fica enterrado na terra. Entre a vegetação também é feita uma busca.

Após encontrar o lagarto, os pesquisadores medem o tamanho, aferem o peso e fazem uma marcação que vai permitir o seu monitoramento. O estudo possibilita a análise do padrão biológico.

O Lagarto tem quase dois centímetros, pesa menos de um grama. Já o maior Lagarto do mundo, conhecido como Dragão de Komodo, pode atingir 3,5 metros de comprimento e pesar 200 kg.

Fonte: G1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s