Os “Cobras” da herpetologia estão no CBH!

_

Quem se interessa por uma área do conhecimento quer conhecer os “feras” no assunto. Na sexta edição do Congresso Brasileiro de Herpetologia, a exposição “Ninho dos Cobras” apresenta, dos dias 22 a 26 de julho, os “cobras” em répteis e anfíbios do Brasil. A ideia é expor à sociedade baiana acervos de nove museus que trabalham com estes animais em diferentes regiões do país. Por apresentar essa riqueza de informações e conhecimento, o CBH 2013 aposta na exposição principalmente como um espaço para a comunidade escolar da educação básica ao ensino superior.

Durante os cinco dias de congresso, o “Ninho dos Cobras” pretende despertar na sociedade o entendimento sobre a importância dos museus para a preservação da memória da biodiversidade nacional. Entre as nove instituições participantes estão a Universidade Federal da Bahia, o Instituto Vital Brazil e a Casa de Vital Brazil, a Fundação Ezequiel Dias, o Instituto Butantan e a Universidade Estadual de Feira de Santana.

De acordo com a bióloga Rejâne Lira, coordenadora da exposição, os espaços museais têm sido negligenciados pelas instituições e governos nacionais, o que coloca em risco o patrimônio que é apresentado por estes espaços e que representam o Brasil. Além disso, segundo a pesquisadora, a comunidade baiana sente falta de museus voltados à biodiversidade nacional. A estes problemas, a exposição responderá como estiver ao seu alcance: “de maneira inovadora propomos suprir esta lacuna, pelo menos durante uma semana, onde as pessoas poderão conhecer os acervos dos principais museus brasileiros e as pesquisas realizadas por eles”, explica a Rejâne.

O “Ninho dos Cobras” está à disposição da população baiana das 10h às 17h no período e local em que ocorrerá o VI CBH, no Hotel Fiesta, em Salvador. A visitação é gratuita e escolas interessadas em levar grupos de alunos devem proceder com agendamento antecipado através do telefone (71) 3283-6564.

Fotos: Lucas Menezes e Sophia Morais

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s