Animal Símbolo

foto_animal_simboloO animal símbolo do VI Congresso Brasileiro de Herpetologia é o anuro arborícola Phyllomedusa nordestina. A escolha desta espécie como animal símbolo teve três motivos em especial.

O primeiro dos motivos concerne à escolha por um animal que represente o Estado da Bahia (por ser o Estado-sede do evento) e a Região Nordeste do Brasil (por sediar pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Herpetologia). A localidade-tipo de Phyllomedusa nordestina está situada no Município de Maracás, no Estado da Bahia, o que satisfaz a opção por um anfíbio ‘nascido baiano’, ao tempo em que sustenta em seu nome à merecida homenagem à Região Nordeste do Brasil―nordestina.

O segundo motivo concerne à sua beleza e ao seu caminhar gracioso. A cor verde pelas superfícies dorsais reflete o verde das folhagens que a espécie habita, verde este tão comum, mas não menos belo, às ricas e distintas paisagens naturais do nordeste brasileiro, como o Cerrado, a Caatinga e a Floresta Atlântica. Johann Georg Wagler, autor do gênero em foco, foi sublime ao propor o nome Phyllomedusa para abrigar estas formas de anfíbios. A palavra Phyllomedusa advém do grego e significa ‘rainha da folhagem’, justamente fazendo alusão à majestosa coloração verde do animal aliada aos ambientes por ela ocupados.

Para torná-la ainda mais bela, Phyllomedusa nordestina é adornada nas faces escondidas do corpo, como nos flancos e superfícies internas das coxas, por barras transversais de cor preta sobre um fundo de cor laranja vívido, dando-lhe o aspecto zebrado. Este colorido notável, escondido durante o repouso do animal, é exibido de maneira exuberante durante o seu caminhar, lento e gracioso. As Phyllomedusa são animais extremamente elegantes ao se deslocar. Embora sejam capazes de saltar, preferem se esgueirar lentamente por entre os galhos da vegetação, fazendo lembrar os movimentos elaborados e cuidadosos de muitos mamíferos arborícolas.

O terceiro e último motivo reside na escolha do nome homenageado como Presidente de Honra da Comissão Científica do VI Congresso Brasileiro de Herpetologia, o Ilmo. Professor Ulisses Caramaschi. O animal símbolo, Phyllomedusa nordestina, foi por ele descrita no ano de 2006 e a escolha desta bela espécie coroa a reconhecida trajetória acadêmica e científica deste brilhante pesquisador brasileiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s